Ana Cecília de Sousa Bittencourt Bastos

Email: acecil@ufba.br e anaceciliabastos@gmail.com

Área de Atuação: Psicologia do Desenvolvimento Humano, Saúde Coletiva

Instituição: Universidade Federal da Bahia

Graduada em Psicologia pela Universidade Federal da Bahia (1976), possui mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (1986) e doutorado em Psicologia pela Universidade de Brasília (1994).

Atualmente é Professora Associada II da Universidade Federal da Bahia. Recentemente aposentada, participa, nessa condição, dos programas de pós-graduação em Psicologia e em Saúde Coletiva da Universidade. Desde abril de 2011, atua junto à Universidade Católica do Salvador, no Programa de Pós-Graduação (mestrado e doutorado) em Família na Sociedade Contemporânea.

Sua experiência de pesquisa situa-se na interface entre a Psicologia Cultural do Desenvolvimento e a Saúde Coletiva, focalizando, ao longo de sua trajetória, os seguintes temas: desenvolvimento em contexto cultural, risco-proteção no desenvolvimento, considerando especialmente a realidade da infância e da adolescência, transições desenvolvimentais (marcadores e processos: gravidez, parto, construção cultural da maternidade/paternidade), família e saúde.