Álvaro Augusto Souza da Cruz Filho

Email: cruz.proar@gmail.com

Área de Atuação: Doenças Respiratórias Crônicas

Instituição: Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Mestre e Doutor pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal da Bahia (Ufba) e pós-doutor pela Universidade Johns Hopkins – EUA,  é professor da Ufba e coordenador do Núcleo de Excelência em Asma da Ufba (Pronex).

Iniciou na Bahia o Programa para o Controle da Asma (ProAR), foi Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Medicina e Saúde (PPgMS) e Chefe do Serviço de Pneumologia do Hospital Universitário da Ufba. Tem experiência na área de medicina e de saúde pública, com ênfase em doenças respiratórias crônicas (pneumologia e alergologia).

Atualmente seus  estudos tratam sobre a asma brônquica, doença crônica mais comum entre crianças e adultos jovens no Brasil. Em sua pesquisa avalia aspectos de diagnóstico, tratamento, custo, fatores de risco e o impacto de intervenções em larga escala para o controle da doença (Programa para o Controle da Asma na Bahia). O impacto favorável deste programa já é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde como modelo para países em desenvolvimento.