Aida Varela Varela

Email: varela1946@hotmail.com, varela@ufba.br

Área de Atuação: Ciência da Informação, Cognição, Mediação e Construção do Conhecimento

Instituição: Universidade Federal da Bahia - Instituto de Ciência da Informação

Possui Licenciatura em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1967); Licenciatura em Pedagogia pela Faculdade de Educação da Bahia – FEBA (1981); Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica do Salvador UCSal (1982); Especialização: Educação de Adultos (900h) pela University of British Columbia UBC (1985); Educação Continuada e à Distância (600h) pela Universidade de Brasília – UnB (2000); Programa de Enriquecimento Instrumental (PEI), níveis I e II, Curso LPAD, nível I e Trainer (600h), pelo International Center for the Enhancement of Learning Potential-ICELP/Jerusalém Israel (2000); Mestrado em Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (1999); Doutorado: Ciência da Informação pela Universidade de Brasília (2003). Atualmente é Professora Associado II do Instituto de Ciência da Informação (ICI) da Universidade Federal da Bahia. Foi chefe do Departamento de Fundamentos e Processos da Informação (DFPI) (2007-2009), vice-diretora do ICI (2006-2009) e vice-coordenadora do PPGCI/UFBA (2008-2012). Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação da UFBA. Coordena o grupo de pesquisa: Ciência da Informação: Cognição, Mediação e Construção do Conhecimento, desenvolvendo atividades sobre o uso de ferramentas cognitivas, compreensão da construção do conhecimento no processo de apreensão da informação, interação e mediação cognitiva e estrutural no processo de aquisição do conhecimento. Coordenadora do GT6 do Encontro Nacional de Pesquisa em Ciência da Informação (Enancib), gestão 2012-2014.