Abel Ribeiro de Jesus

Email: ajesus@ufba.br

Área de Atuação: Seis Sigma, Qualidade, Gestão, GQT, TQM, Gerenciamento da Rotina, Gerenciamento das Melhorias, Padronização, Benchmarking, 5S, Clima Organizacional, Avaliação da Gestão e Resultados Financeiros, Prêmio Nacional da Qualidade

Instituição: Universidade Federal da Bahia (UFBA)

Possui Graduação em Engenharia Mecânica pela Escola Politécnica (1970) e Mestrado Profissional em Administração pela Escola de Administração (2000), ambos da UFBA. Cursa atualmente o Doutorado em Engenharia Industrial da Universidade Federal da Bahia com o tema Seis Sigma, tendo efetuado exogenia na Universidade de Strathclyde, Glasgow, Escócia,por seis meses junto ao Prof. Jiju Antony, maior expertise da Europa no assunto.

A experiência profissional contempla 36 anos de Gerência na Indústria – siderurgia, metalurgia, projetos e manutenção -, contemplando atualmente “expertise” de mais de 15 anos de implantação na área de Gestão da Qualidade, atuando principalmente nas seguintes metodologias: Seis Sigma, Qualidade, Gestão, GQT, TQM, Gerenciamento da Rotina, Gerenciamento das Melhorias, Padronização, Benchmarking, 5S, Clima Organizacional, Avaliação da Gestão e Resultados Financeiros, Prêmio Nacional da Qualidade. É Professor Adjunto 4 da Universidade Federal da Bahia, desde 1973, atuando nas disciplinas Gestão da Qualidade na Engenharia, Engenharia de Produto, Técnicas de Manutenção Industrial, Introdução à Engenharia de Manutenção, Projetos Mecânicos I, dentre outras.