Sergio Luis Costa Ferreira

Email: slcf@ufba.br

Área de Atuação: Sua pesquisa envolve os setores de alimentos. Tem realizado vários trabalhos visando contribuir com a tabela de composição de alimentos, bem como estudos de especiação de espécies inorgânicas em alimentos com enfoque cientifico, nutricional e tecnológico

Instituição: Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Pesquisador 1A do CNPq e membro da Academia Brasileira de Ciências, possui graduação em Bacharelado em Química pela Universidade Federal da Bahia (1979), mestrado em Química pela Universidade Federal da Bahia (1984) e doutorado em Química (Química Analítica Inorgânica) pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1990).

É Professor Associado III da Universidade Federal da Bahia. Entre atividades administrativas, exerceu o cargo de Vice-Diretor do Instituto de Química no período de 1998 a 2000 além de Coordenador do Programa de Pós-Graduação deste Instituto por 4 anos. Foi membro do Comitê de Avaliação dos Cursos de Pós-Graduação da CAPES (Química) e atualmente faz parte do Comitê Assessor de Química do CNPq (2010-2012) e também da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB).

Faz parte do Corpo Editorial das revistas cientificas internacionais de Química Analítica: MICROCHEMICAL JOURNAL e APPLIED SPECTROSCOPY REVIEWS. Orientou 27 teses de doutorado e 25 dissertações de mestrado concluídas, sendo que parte destes doutores hoje estão desenvolvendo funções de docência nas seguintes universidades: UFBA, UNEB, UESB, UESC, UFPA, UFPI, UFRB, UFS e UFES.

Sua pesquisa envolve vários setores. Entre estes, na área de alimentos tem realizado vários trabalhos visando contribuir com a tabela de composição de alimentos, bem como estudos de especiação de espécies inorgânicas em alimentos com enfoque cientifico, nutricional e tecnológico.

Na área de petróleo tem particularmente contribuído na qualificação de profissionais do Pólo Petroquímico de Camaçari mediante orientação de teses de doutorado onde os trabalhos desenvolvidos foram estabelecidos conforme necessidade especifica das empresas. No setor de Ambiente, várias estratégias de quantificação e especiação visando monitoramento de analitos inorgânicos em corpos d água e também em atmosfera têm sido propostas.

O trabalho na área de Quimiometria tem despertado interesse de outros professores/pesquisadores da UFBA e de outras universidades, gerando inclusive vários trabalhos e projetos em colaboração. O Professor Sérgio Ferreira tem mais de 150 artigos publicados, mais de 3100 citações e Índice H igual a 32.