Estela Maria Motta Lima Leão de Aquino

Email: estela@ufba.br

Instituição: Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, CNDM, OPAS - Rede Intergerencial de Inforrmações em Saúde, RIPSA/Opas, Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, Capes, Universidade Federal da Bahia, Ufba, Associação Brasileira de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Abrasco,

Formada em Medicina, em 1977, concluiu o Doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1996. É professora associada III do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA, onde coordena o MUSA – Programa Integrado em Gênero e Saúde, o qual integra a estrutura matricial do ISC e está cadastrado como grupo de pesquisa na plataforma Lattes. Publicou 47 artigos em periódicos especializados, sendo 39 entre 2000 e 2009. Neste mesmo período, teve 17 capítulos e 4 livros publicados.

Orientou 14 dissertações de mestrado e 5 teses de doutorado, além de 23 trabalhos de iniciação científica na área de Saúde Coletiva. Para a formação de pesquisadores, entre 1995 e 2009, integrou a coordenação do Programa Interinstitucional de Treinamento em Metodologia de Pesquisa em Gênero, Sexualidade e Saúde Reprodutiva, em parceria com o NEPO/UNICAMP, o IMS/UERJ, a ENSP/FIOCRUZ e o Instituto de Saúde (SES-SP).

Coordenou regionalmente a "Pesquisa Gravad: estudo multicêntrico sobre jovens, sexualidade e reprodução" com várias publicações sobre o tema. Atualmente coordena o "Elsa-Brasil: Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto" na Ufba e faz parte do Comitê Diretivo nacional. Integrou como consultora o processo de Acompanhamento Anual de programas de pós-graduação em Saúde Coletiva pela Capes (2008). É conselheira do Conselho Nacional dos Direitos da Mulher, onde representa a Abrasco.

Atua na área de saúde coletiva, com ênfase em epidemiologia. Os termos que melhor definem sua produção científica e tecnológica são: gênero e saúde, saúde de adultos, saúde reprodutiva, saúde e trabalho, sexualidade, epidemiologia.

Os comentários estão encerrados.