Atualizado em 9 DE outubro DE 2012 ás 10:59

MACT recebe apoio da FAPESB para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia

Para participar da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o Museu Antares de Ciência e Tecnologia recebeu apoio da FAPESB através do Edital de Popularização da Ciência. Durante a Semana, o MACT oferecerá palestras, oficinas e jogos educativos

ASCOM/FAPESB
lorenabertino@fapesb.ba.gov.br

O Museu Antares de Ciência e Tecnologia (MACT), localizado no Observatório Astronômico Antares da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), desde 2009 realiza trabalhos de popularização das ciências em diversas áreas do conhecimento. Nas atividades realizadas, existe a preocupação de demonstrar o papel e a ação do homem no meio. Na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (SNCT), o MACT oferecerá para a comunidade, além das atividades habituais, palestras, jogos educativos e oficinas que irão evidenciar a importância da economia verde e da sustentabilidade na erradicação da pobreza.

A exposição do Museu denominada Planeta Terra: Eras e épocas é composta por seis exposições que retratam as modificações do ambiente, desde o Big Bang até os dias atuais. O visitante pode conhecer a história do Big Bang, a origem dos minerais e a utilização dos mesmos no dia a dia, bem como sua extração, que, na maioria das vezes, é insustentável. A segunda exposição traz a fauna e a flora do planeta na Era Mesozóica com o parque Dinossauros e Pterossauros do Brasil, além de apresentar outros dez animais dessa época. Em seguida, o visitante aprende sobre a origem do homem e a presença dos mamíferos gigantes que coexistiram com os primeiros hominídeos. Esta exposição levanta a discussão sobre a ação do homem no ambiente, pois uma das teorias existentes é que a extinção de alguns desses mamíferos pode ter ocorrido com o auxilio da ação humana.

A quarta exposição é representada por uma alegoria da Stonehenge e a quinta traz a conquista espacial. Na última amostra, o Espaço Natureza apresenta os biomas baianos (costeiro, mata atlântica, caatinga e cerrado). Nesse espaço é possível descrever aos visitantes as características geográficas, geológicas, além da fauna e da flora de cada bioma. A partir dessa amostra o público tem a oportunidade de analisar a ação do homem no meio. É por meio dessas exposições que o MACT trabalha diariamente com o público temas relacionados com sustentabilidade.

Durante a SNCT, o Museu oferecerá palestras, oficinas e jogos educativos com o tema central da Semana: Sustentabilidade, Economia Verde e Erradicação da Pobreza, nos turnos matutino e vespertino, além da visitação normal às exposições. Após as palestras, com duração de 30 a 40 minutos, o visitante poderá escolher entre a participação em oficinas ou nos jogos educativos que estarão disponíveis nas dependências do MACT. Ao final do turno os participantes do evento terão o acompanhamento dos monitores do MACT para o percurso expositivo do museu.

A programação será igual nos turnos matutino e vespertino, para atender a todos os estudantes, sem prejuízo do conteúdo abordado. Nas noites dos dias 16 e 18 de outubro, os visitantes terão a oportunidade de desenvolver o conhecimento introdutório com palestras sobre astronomia e observações noturnas com auxilio de telescópio. Os temas das palestras são: “Índice de Integridade Biótica (IBI): Novas perspectivas para a avaliação de Ecossistemas aquáticos”; “Extração Mineral: benefícios e consequências”; e “Energia Verde: A utilização de energia eólica na Bahia”.

Serão oferecidas oficinas sobre Ferramentas e técnicas aplicadas ao manejo de ecossistemas aquáticos continentais; Desafios na aplicação dos paradigmas da sustentabilidade; Gestão sustentável de resíduos sólidos orgânicos domésticos; e A arte do lixo.

Fonte: Ascom/Fapesb