Atualizado em 8 DE setembro DE 2012 ás 22:51

FAPESB lança edital inédito de Apoio à Formação em Línguas Estrangeiras

O objetivo é estimular as universidades a oferecerem cursos de línguas estrangeiras aos estudantes de graduação, permitindo a certificação exigida para participar de Programas como o Ciência Sem Fronteiras.

Imagem: fapesb

A FAPESB abre o edital 032/2012 de Apoio à Formação em Línguas Estrangeiras para a Certificação de Candidatos ao Programa Ciência Sem Fronteiras (CsF). O CsF é um programa que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional.

Um dos maiores desafios para o sucesso do CsF é o domínio de idiomas estrangeiros pelos potenciais candidatos, especialmente os estudantes. Para participar do Programa, é necessário que eles demonstrem um nível estabelecido de proficiência nos idiomas oficiais dos países de destino, comprovado por meio de certificações específicas.

A finalidade do Edital 032/2012, inédito no estado da Bahia, é estimular as universidades a oferecerem cursos de línguas estrangeiras aos estudantes de graduação, de modo a permitir a certificação exigida, visando aumentar a participação dos estudantes baianos, com bom aproveitamento acadêmico, em cursos de qualidade.

Os recursos serão aportados pela FAPESB para as instituições promotoras dos cursos que tiverem propostas aprovadas neste Edital, através de Convênios, cabendo às referidas instituições fazerem a seleção dos alunos beneficiários da gratuidade.

Para este Edital, serão alocados recursos financeiros no valor de R$ 3 milhões, não reembolsáveis, para os exercícios de 2013, 2014 e 2015. Cada proposta poderá receber até R$ 70 mil. O preenchimento do Formulário online na página da FAPESB poderá ser realizado até o dia 27 de novembro de 2012.

Clique aqui para acessar o Edital.

Fonte: ascom/fapesb