Maria Celeste Almeida Wanner

Email: wanner@ufba.br

Área de Atuação: Arte Híbrida

Instituição: Universidade Federal da Bahia (Ufba)

Doutora em em Artes Visuais  pela California College of  the Arts, possui pós- doutorado em Artes Visuais Contemporâneas e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo PUC/SP.

Graduada em Desenho e Plástica pela Universidade Federal da Bahia (Ufba), atualmente é Professora Titular da Escola de Belas Artes da Ufba. Também é professora visitante e conferencista em universidades brasileiras, americanas e europeias. Participa dos seguintes grupos de pesquisa: Arte Híbrida- Ufba; Processos Híbridos na Arte Contemporânea – UFRGS; Imagem – Centro Internacional de Estudos Peircianos – PUC/São Paulo;  Centro de Estudos de Pragmatismo Curso de Filosofia, da PUC/São Paulo.

Autora do livro “PAISAGENS SIGNICAS: uma reflexão sobre as artes visuais contemporâneas”, coordenou o Mestrado em Artes Visuais/EBA/Ufba 1997-2000, quando reabriu e credenciou esse Curso junto à Capes. Criou a Revista Cultura Visual. Foi  presidente por dois anos da Associação Nacional de Pesquisa dos Cursos de Pós-Graduação em Artes Visuais do Brasil Anpav e diretora da Escola de Belas Artes/Ufba (2000-2004).