Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 9 DE abril DE 2011 ás 01:14

Ver Ciência 2011 – Mostra Internacional de Ciência na TV

Programação gratúita terá 80 programas de 10 países (Brasil, Argentina, Chile, México, Colômbia, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, França e Itália), agrupados em seis sessões temáticas: “Mudanças Climáticas” e “Desastres Naturais e Prevenção de Riscos”

Da Redação
agencia@cienciaecultura.net

A Saladearte Cinema da Ufba e a Sala Walter da Silveira recebem, mais uma vez em Salvador, o Ver Ciência 2011 – Mostra Internacional de Ciência na TV, através da Redescience, de 17 a 23 de outubro. A primeira exibição da mostra na cidade foi em 2003, quando organizada pela Faculdade de Educação da Ufba (Faced). A entrada é franca.

Para esta edição, o Ver Ciência trará 80 programas, de 10 países (Brasil, Argentina, Chile, México, Colômbia, Estados Unidos, Reino Unido, Japão, França e Itália), agrupados em seis sessões temáticas: “Mudanças Climáticas” e “Desastres Naturais e Prevenção de Riscos” (temas da “Semana da Ciência”); “Evolução e Biodiversidade” (natureza e desenvolvimento sustentável); “Ano Internacional da Química” (declarado pela ONU); “Mulheres na Ciência” (as contribuições femininas para o avanço da Ciência e Tecnologia) e “Aventura da Ciência” (a curiosidade humana expandindo as fronteiras da ciência). A programação da mostra foi selecionada a partir de um acervo de mais de 150 produções, recebidas de emissoras e realizadores convidados do Brasil e do exterior.

Homenagem - Dentre os destaques da mostra estão produções da WGBH/NOVA (EUA), BBC (Reino Unido) e NHK (Japão). Neste ano, o Ver Ciência irá homenagear a NHK, pela qualidade de seus programas de ciência para televisão e por sua contribuição à disseminação do conhecimento e da cultura científica em todo o mundo. Toshihiro Matsumoto, Diretor do Departamento de Ciências da NHK, virá especialmente do Japão, a convite da mostra, para receber a homenagem.

Da emissora japonesa, a Mostra Ver Ciência 2011 exibe, pela primeira vez fora do Japão, o documentário “Fukushima, Mapeando a Radiação”. O programa acompanha o trabalho de uma equipe de cientistas que, logo após o desastre nuclear de Fukushima, desencadeado pelo terremoto e tsunami de 11 de março de 2011, foi especialmente formada para medir os índices de radiação no local.

Essa é a primeira vez que uma equipe de TV registra o trabalho de mapeamento da radiação de uma usina nuclear. Ainda sobre a tragédia de março no Japão, o Ver Ciência apresenta o documentário “Sobrevivendo ao Tsunami”, também da NHK, que relata experiências vividas por sobreviventes da maior catástrofe já registrada no país, causadora da morte de mais de 18 mil pessoas.

Outro destaque dentre os programas da NHK é “Esqui radical: Corrida contra o medo”, que mostra como funcionam o cérebro e a musculatura do campeão olímpico de esqui Aksel Lund Svindal, tendo que superar o medo e fazer manobras que demandam reflexos muito rápidos, mesmo após ter sofrido grave acidente numa competição.

Das outras emissoras internacionais, também são destaques da mostra os documentários “Dentro do corpo humano: Do início ao fim” (BBC), no qual o apresentador e médico Michael Mosley mostra como a existência é uma luta constante e como o corpo humano realiza pequenos e incontáveis milagres para se manter vivo; “Os oceanos estão morrendo?” (BBC), conduzido pelo mais respeitado apresentador de programas de ciência da TV mundial, Sir David Attenborough, que revela os resultados de um estudo científico sobre a destruição dos ecossistemas marinhos e suas consequências; e “Quão inteligentes são os animais” (WBGH), da série Nova “scienceNOW”, uma instigante pesquisa sobre cachorros, baleias e papagaios muito espertos.

Cena do filme "Bang e lá se vai a Teoria" (BBC)

Segundo José Renato Monteiro e Sergio Moraes Castanheira Brandão, idealizadores e curadores da Mostra, “Ver Ciência” chega à sua 17ª edição anual fiel ao seu objetivo original de promover a disseminação do conhecimento e da cultura científica pela televisão: “Estamos há exatos 17 anos sem perder o foco da Ciência na TV porque acreditamos que a televisão, com apoio cada vez maior da internet, continuará a exercer um papel fundamental para a disseminação da cultura científica como antídoto ao obscurantismo e para informar sobre o potencial da ciência, da tecnologia e da inovação na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, diz José Renato Monteiro, Curador Nacional de “Ver Ciência”.

“A TV também pode ter um papel relevante na motivação dos jovens, alunos e professores, para as carreiras científicas e no ensino de ciências“, afirma o Curador Internacional da Mostra, Sergio Brandão (ex-repórter da BBC e da TV Globo), acrescentando: “Este papel é especialmente importante para os alunos dos níveis fundamental e médio, que contrapõem baixos resultados nas avaliações gerais a desempenhos animadores nas competições internacionais e nacionais, como as Olimpíadas de Matemática”.

Transmissão simultânea - Além de Salvador, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, a mostra será apresentada simultaneamente no Rio de Janeiro (Centro Cultural Banco do Brasil e mais 11 instituições de divulgação de Ciência), em São Paulo (Estação Ciência, Instituto Butantã, Catavento Cultural e Biblioteca Mario Schoenberg), Brasília (Centro Cultural Banco do Brasil e na Tenda da Ciência, na Esplanada dos Ministérios) e mais 58 cidades cadastradas pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A 17ª edição da mostra, que tem o patrocínio da Petrobras, através da Lei do Mecenato, e o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação e da BBC World Wide e apoio da Proext-Ufba e da Dimas/Secult e dos Ministérios da Cultura e da Ciência, Tecnologia e Inovação, acontece também simultaneamente em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, durante a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia (que ocorre no mesmo período), que esse ano tem como temas centrais “Mudanças Climáticas” e “Desastres Naturais e Prevenção de Riscos”.

A grade completa da mostra, com as sinopses de todos os programas, está disponível no site: www.verciencia.com.br

Serviço:

17a MOSTRA INTERNACIONAL DE CIÊNCIA NA TV – VER CIÊNCIA

Salvador –  Bahia

Local: Sala de Arte Cinema da UFBA

Data: 17 a 21/10

Sessões diárias às 12h

Local: Sala Walter da Silveira

Data: 17 a 21/10

Sessões às 15h, 17h e 19h

Obs.: nos dias 22 e 23/10 sessões às 11h, 13h, 15h, 17h e 19h

Parcerias: Proext, Sala de Arte Cinema da Ufba, Sala Walter da Silveira, Redescience e Ver Ciência

Contato: Eduardo Augusto Morais Zanatta – Redescience e representante local Ver Ciência (71) 8864-5193 ou eduardozanatta@hotmail.com

Notícias relacionadas

___________________

Museu de Ciência e Tecnologia da Uneb promove Exposcience no Aeroporto Internacional de Salvador

Fiocruz Bahia leva conhecimento científico para população baiana

Jornalismo e ciência são discutidos em curso no Vale do São Francisco

Mídia e Ciência são temas discutidos em seminário no ISC

A urgência de políticas de incentivo à divulgação de ciência no Brasil

Café e Ciência unem sociedade e pesquisadores

WEB TV – Projeto Nem Cobra Nem duas Cabeças


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *