Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 4 DE setembro DE 2011 ás 23:58

‘Dá um toque que eu retorno’ em cartaz até domingo no Theatro XVIII

Espetáculo dirigido pelo doutorando da Ufba, Reginaldo Carvalho e encenado por graduandos da Escola de Teatro

Por Adriana Santana*
cpc.jana@yahoo.com.br

Continua em cartaz até o próximo domingo (11), no Theatro XVIII, o espetáculo Dá um toque que eu retorno, produzido pelo grupo Porra meu bem. O espetáculo, que está em sua segunda temporada, realizou apresentações no Espaço Raul Seixas, em Salvador, além de passar pelas cidades de Paulo Afonso e Senhor do Bonfim, no interior da Bahia.

Atores da Escola de Teatro da Ufba em cena

Com texto e direção de Reginaldo Carvalho, doutorando e mestre pelo Programa de Pós- graduação em Artes Cênicas (PPGAC/Ufba), o espetáculo tem como temática o amor em suas diversas formas. Em cena, há um diálogo constante com a arte circense, como afirma o diretor, “o tema do nosso espetáculo é o amor, mas exploramos elementos da teatralidade circense, como o melodrama, para montagem de algumas cenas. O espetáculo também toma emprestada a alegria que vem do circo, pois a maioria dos atores são palhaços e, embora os seus palhaços não estejam em cena, todos usaram suas características na construção dos personagens”.

Direção – Licenciado em Teatro pela Ufba, pedagogo pela Uneb e especialista em Arte-Educação pela PUC-MG, Reginaldo Carvalho é sócio efetivo da Associação Brasileira de Pesquisa e Pós-graduação em Artes Cênicas (Abrace) e pesquisador do Grupo de Pesquisa Tradição e Contemporaneidade no Teatro Brasileiro (Ufba).

Reginaldo estuda aspectos do circo-teatro desde o mestrado, quando defendeu a dissertação intitulada Os dramas de José Carvalho: ecos do melodrama e do circo-teatro no sertão baiano, em que abordou aspectos da vida e produção teatral de José Carvalho de Souza, figura fundamental para a criação de um teatro popular na região de Senhor do Bonfim, no norte do Estado. Atualmente o diretor se dedica à pesquisa de doutorado O circo-teatro nos trilhos do trem: o caso da Estrada de Ferro São Francisco, dando continuidade aos estudos na área.

Cena do espetáculo 'Dá um toque que eu retorno', produzido pelo grupo 'Porra meu bem'.

A peça tem co-direção de Diego Valle e atuação de cinco atores, incluindo graduandos da Escola de Teatro da Ufba, e três músicos.

Serviço

O quê: Espetáculo Dá um toque que eu retorno

Onde: Theatro XVIII, Pelourinho

Quando: Dias 09, 10 e 11 de setembro, às 20h

Quanto: R$10,00 e R$5,00

Realização: Grupo Porra meu bem

*Estudante de Produção Cultural da Faculdade de Comunicação da Ufba – Facom

2 comentários para ‘Dá um toque que eu retorno’ em cartaz até domingo no Theatro XVIII

  1. Caio Cruz disse:

    Quero muito ver. A peça parece ser muito interessante.

  2. Fabíola Lima disse:

    Meus amigos viram, mais de uma vez, e me indicaram. Vou no sábado, dia 10 – com mais outros amigos que adoram um bom espetáculo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *