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Atualizado em 29 DE abril DE 2013 ás 00:15

“World cafe” discute a matemática na formação do planeta terra

A sessão ocorrida no MUHNAC, cuja temática foi “A Formação dos Planetas – Planeta Terra”, teve como objetivo principal demonstrar a importância da matemática para explicar a evolução do Planeta e da vida.

POR MARIANA ALCÂNTARA E MARIANA SEBASTIÃO* -DE LISBOA, PORTUGAL
alcmariana@gmail.com e marianasebastiao@gmail.com

Pela primeira vez no Museu Nacional de História Natural e da Ciência da Universidade de Lisboa (MUHNAC – UL) realizou-se, no último sábado, dia 20 de abril, a atividade “World Cafe: A Matemática na Aventura da Terra”. Apesar de ser uma nova experiência dentro da instituição, a atividade do World Cafe está em ascensão internacional. Trata-se de uma prática de comunicação inovadora, baseada em questões que devem ser pensadas e resolvidas com diálogos entre os participantes.

A sessão ocorrida no MUHNAC, cuja temática foi “A Formação dos Planetas – Planeta Terra”, teve como objetivo principal demonstrar a importância da matemática para explicar a evolução do Planeta e da vida.A ideia é que haja uma sessão a cada mês até dezembro deste ano. A iniciativa está inserida nas ações de comemoração do Ano Internacional da Matemática para o Planeta Terra.

Foto: Mariana Alcântara.

Foto: Mariana Alcântara.

A atividade foi apresentada pela professora catedrática da Universidade de Lisboa, Maria Amélia Martins-Loução, e contou com a presença do presidente do Conselho Diretivo do MUHNAC, José Pedro Sousa Dias, e dos pesquisadores das áreas de matemática, física e astronomia: Pedro Lind, José Afonso e Rui Agostinho.

Nas sessões, os participantes são divididos em equipes e, por meio do diálogo, resolvem as questões que são propostas pelos dirigentes da atividade. Durante o processo, com exceção de uma pessoa que deve ser participante fixa do seu grupo, todas as outras têm a oportunidade de circular entre as equipes e compartilhar as suas reflexões. Ao final, todos devem comunicar as suas conclusões, sendo possível haver um intercâmbio de conhecimentos.

Foto: Mariana Alcântara.

Foto: Mariana Alcântara.

De acordo com Maria Amélia Martins-Loução, a atividade é uma metodologia eficaz de comunicação porque é um momento de partilha entre as pessoas, que farão uma aprendizagem coletiva e depois comunicarão os resultados desta aprendizagem: “Em lugar de termos conferências em que o diálogo é de um para todos, acaba por ser um tipo de evento em que há um diálogo completo de um para um e de todos para todos”, explica. Segundo a pesquisadora, o principal resultado da atividade é a aprendizagem, a descoberta e a reflexão conjuntas entre os participantes.

O próximo encontro do “World Cafe: A Matemática na Aventura da Terra” está previsto para o dia 18 de maio, com a temática “A escala de tempo geológico”. Estão confirmados para esta sessão os pesquisadores Luis Tirapicos, do Centro Interuniversitário de História das Ciências e da Tecnologia, e Fernando Barriga, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Interessados em participar devem fazer inscrições antecipadamente a partir do contato com o Museu pelo telefone 21 392 18 00 ou e-mail: geral@museus.ul.pt.

+MAIS

Gerar diálogos colaborativos entre os indivíduos é um dos principais objetivos do World Cafe. Baseado nos sistemas vivos, este enfoque inovador cria redes dinâmicas de conversação que acessam e aproveitam a inteligência coletiva de organizações e comunidades para responder a perguntas significativas. Vejam agora o depoimento da professora catedrática da UL, Maria Amélia Martins-Loução, que apresentou a atividade neste sábado, pela primeira vez no MUHNAC, denominada “World Cafe – A Matemática na Aventura da Terra”! Par ver, clique aqui.

*Mariana Alcântara é jornalista (Facom-UFBA), especialista em Jornalismo Científico e Tecnológico pela mesma faculdade, e mestre pelo Programa Multidisciplinar de Pós-Graduação em Cultura e Sociedade, dessa universidade.

*Mariana Sebastião é jornalista pela Facom-UFBA e estudante de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da mesma universidade.

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