Atualizado em 28 DE novembro DE 2014 ás 16:00

Facom realiza curso de Introdução ao Jornalismo de Dados

O curso proporcionou uma discussão sobre as principais técnicas e ferramentas utilizadas para a busca de informações.

JOSENILDO MOREIRA*
josenildo-junior@hotmail.com

A Faculdade de Comunicação da Ufba sediou, de 24 a 28 de novembro, o curso Introdução ao Jornalismo de Dados. O curso gratuito foi direcionado a estudantes de graduação, jornalistas e integrantes do Programa de Pós-graduação em Comunicação e Cultural Contemporâneas – PósCom/Ufba.

A capacitação foi realizada pela Escola de Dados e o Grupo de Pesquisa de Jornalismo Online (GJOL) e faz parte do programa Partnership for Open Data (POD), uma parceria entre o Banco Mundial, o Open Data Institute e a Open Knowledge e objetivou incluir um panorama sobre jornalismo de dados e uma apresentação das principais técnicas e ferramentas utilizadas para busca de informação.

Foto: Josenildo Moreira

Na quarta-feira, 26, as atividades foram ministradas pelo repórter do jornal O Estado de São Paulo, Rodrigo Burgarelli, experiente em administração pública e jornalismo de dados.  Com o tema Análise e limpeza de dados a aula foi dividida em duas partes: A primeira retratando a interpretação e o modo de conduzir planilhas no Google Spreadsheets, ferramenta que permite compartilhar dados online sem armazenar no HD do computador, possibilitando que outras pessoas possam adicionar e/ou editar dados constantemente. Além da inserção de fórmulas, ordenagem de dados e criação de estatísticas.  A segunda parte tratou da limpeza e as formas de organizar as tabelas para priorizar os assuntos que servirão de informações.

Rodrigo afirma que essa é uma área nova e crescente no país. “Muitas bases de dados estão sendo abertas. Os governos estão entendendo a necessidade de colocar mais informações na internet e isso gera mais conteúdo. Considero de extrema importância que os novos jornalistas invistam nessa área”, disse.

A estudante do 6º semestre de Jornalismo na Facom, Lara Bastos, afirma que esse é o assunto que pretende abordar no seu trabalho de conclusão de curso. “Está cada vez mais facilitado o acesso aos dados e o jornalista tem que saber trabalhar com isso”.

Foto:Josenildo Moreira

A mestranda do PósCom, Neuma Dantas, concorda com a importância desse assunto e enfatiza que “essas ferramentas geram novas possibilidades para o jornalista, pois o caderno de fontes não é mais a única forma de obter informações”.

A diretora do Departamento de Comunicação da Ufba e uma das coordenadoras do GJOL, Suzana Oliveira Barbosa, explicou que a proposta surgiu através de uma conversa com o instrutor da Escola de Dados e um dos tutores do curso  Juan Torres. Após o esboço do conteúdo e a adesão do GJOL, a programação do curso foi construída. Suzana ressalta a importância de debater essa temática, ao dizer que os profissionais da área de comunicação terão outro desempenho nas suas atividades, ao conseguir trabalhar com os dados de forma mais dinâmica. “É um processo de formação. É muito desafiador, afinal compreender o que existe nesse universo e aplicar nas suas atividades é a grande lacuna a ser preenchida”.

*Graduando no curso de Jornalismo da Universidade Federal da Bahia e bolsista da Agência de Notícias em CT&I