Atualizado em 4 DE março DE 2012 ás 13:52

Edital que apoia eventos de Inovação e Empreendedorismo é lançado pela Fapesb

Apoio será dado para eventos realizados entre os meses de julho e dezembro de 2012, com abrangência local, regional, nacional e internacional em diversas áreas

DA REDAÇÃO
agencia@cienciaecultura.net

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) lançou segunda-feira (05) o Edital 007/2012 – Apoio à Organização de Eventos de Inovação e Empreendedorismo, com o objetivo de apoiar a organização e realização de eventos em inovação e empreendedorismo no Estado da Bahia, propiciando a disseminação do empreendedorismo e das atividades de inovação no Estado. Por meio do edital, serão apoiados eventos a serem realizados nos meses de julho a dezembro de 2012, de âmbito local, regional, nacional e internacional, nas diversas áreas do conhecimento.

Para este Edital, serão disponibilizados recursos financeiros no valor total de R$ 200 mil, sendo que o valor máximo permitido para os eventos locais é de R$ 8 mil, estaduais ou regionais R$ 15 mil e nacionais ou internacionais R$ 20 mil. Não serão apoiados reuniões, cursos e outras modalidades de treinamento. Os proponentes poderão utilizar os recursos para pagar despesas com materiais gráficos, de consumo, passagens aéreas, rodoviárias e marítimas, hospedagens e serviços de terceiros (pessoa jurídica).

Em 2011, 22 propostas foram classificadas neste Edital, dentre elas a Dialogues em Humanité/Bahia e Brechó Eco Solidário, da pesquisadora Débora Sales. O Brechó é um grande mercado onde ocorre a troca de bens usados por uma moeda social chamada “grão”. Este evento vem sendo realizado em Salvador desde 2006 e busca conscientizar a população sobre a importância do reaproveitamento de produtos, evitando o desperdício e priorizando produtos saudáveis, social e ambientalmente sustentáveis. Em 2011, o Brechó aconteceu no Parque da Cidade, em 29 de outubro, e promoveu a troca de mais de 14 mil produtos, como roupas, acessórios, livros e eletrônicos. Também foram oferecidas aulas de ioga, reiki e massagens.

Outro projeto beneficiado pelo Edital de Apoio à Organização de Eventos de Inovação e Empreendedorismo em 2011 foi o 4th Rise International Summer School (RISS) do pesquisador Eduardo Santana de Almeida, que ocorreu de 24 a 26 de novembro de 2011. O RISS 2011 foi um congresso que trouxe uma escola de verão internacional criada pelos Laboratórios de Reutilização em Engenharia de Software para discutir práticas modernas relacionadas com a reutilização de software. O evento contou com a presença de palestrantes internacionais e promoveu, além de palestras, mini-cursos e apresentação de trabalhos.

Segundo o coordenador do RISS, Eduardo, este Edital é extremamente importante para o desenvolvimento e o aumento da inovação e da competitividade das empresas: “O edital permite que pesquisadores não só ligados às universidades, mas também às empresas e centros de pesquisa possam submeter propostas como o RISS, que atraiu como um dos palestrantes o diretor de um dos maiores institutos europeus de desenvolvimento de inovação e arquiteto sênior da Nokia na Finlândia, Juha Savolainen”.

As inscrições para este Edital poderão ser feitas até as 17h30 do dia 19 de abril de 2012. A previsão para divulgação dos resultados está prevista para o dia 11 de maio de 2012. Acesse o site da FAPESB para conferir o Edital completo.

Fonte: Ascom-Fapesb