Newsletter
Ciência e Cultura - Agência de notícias da Bahia
RSS Facebook Twitter Flickr
Atualizado em 24 DE julho DE 2020 ás 17:17

Concurso possibilita popularização de produção cientifica

Estudantes do curso de Biologia da UFBA podem participar da seleção do projeto de extensão “Explique sua pesquisa para o seu vizinho” até o dia 31 deste mês

POR NÁDIA CONCEIÇÃO*
nadconceicao@gmail.com

Inspirado em uma série de iniciativas ocorrida no Brasil e no mundo, a professora do Instituto de Biologia da Universidade Federal da Bahia (IBIo/UFBA), Adriana Medeiros juntamente com o Biólogo Thiago Serravalle e outros colaboradores, idealizaram um concurso de divulgação científica “Explique sua pesquisa para o seu vizinho”. O objetivo da iniciativa, lançada no último dia 2 de julho, é levar as pesquisas realizadas dentro do Instituto de Biologia para a sociedade.

O concurso é direcionado para estudantes de graduação ou pós-graduação do IBIO que realizaram trabalhos orientados por professores do Instituto nos últimos quatro (4) anos e que possuam dados que respondam à sua pergunta de pesquisa.

A primeira edição do projeto tem o apoio do Núcleo de Ensino Pesquisa, Extensão Criação e Inovação (NUPEX) e do programa de extensão Biologia na rua, que também buscam levar o conhecimento científico produzido na universidade para toda sociedade. “Esta sociedade nos financia e é dentro das universidades públicas que se produz quase a totalidade do conhecimento científico no Brasil. Existe uma lacuna na divulgação dos resultados das pesquisas para público leigo, o que ocasiona um distanciamento das universidades muito embora estas sejam um espaço destinado a todas e todos”, afirma Adriana Medeiros.

A expectativa do concurso, segundo o biólogo Thiago Serravalle de Sá, é que, por meio dessa ação, mais pessoas possam saber dos resultados das pesquisas realizadas no Instituto de Biologia. “Mas não só isso. Quando chamamos nossos familiares, amigos e vizinhos, que atuam em áreas diversas da sociedade, e comunicamos de forma acessível aquilo que fazemos, essa conexão se torna bem mais fácil. Com este concurso nós queremos chamar atenção para esta lacuna que existe dentro das universidades, no que diz respeito à divulgação científica, e estimular esses estudantes a fazerem iniciativas como esta no seu exercício profissional”, reforça o biólogo.

Foto: Freepik

Tendo em vista o momento atípico e crítico para a saúde pública global, que gera um cenário de desanimo geral, os coordenadores e colaboradores do projeto acreditam que o concurso pode contribuir para que os estudantes permaneçam ativos mesmo em casa. “Trata-se de uma tarefa que pode fazer com que percebam a importância do seu trabalho não apenas para o ambiente acadêmico, mas para sua família e seus vizinhos com quem tem convivido de maneira mais próxima neste momento de isolamento social. Esse pertencimento a um grupo muito maior que aquele da Universidade pode ser muito benéfico”.

Outro ponto central sinalizado pelos organizadores, e que pode ser diminuído pelo concurso, é o da lacuna existente na Comunicação Científica realizada pelo profissional que produz ciência para público leigo. “Existe uma tendência de comunicação científica que, como toda tendência, será duradoura e deve permear a formação e os objetivos dos profissionais formados daqui em diante. Este concurso é uma das diversas iniciativas (inclusive já existentes no Instituto de Biologia) que podem ser realizadas, como a produção de materiais e modelos para escolas, exposições, cursos dentre tantas. Precisamos descobrir e criar essas interfaces com a sociedade para que percebam qual a importância que uma universidade pública e de qualidade pode ter nas suas vidas”.

Os interessados devem enviar vídeos, de até 3 minutos, com a apresentação das pesquisas de forma acessível a um público amplo, tendo como prazo final dia 31 deste mês. Todas as especificações foram disponibilizadas, via e-mail para a comunidade do Instituto de Biologia, por edital interno, que pode ser solicitado por e-mail ou visualizado AQUI.

Para a escolha do melhor vídeo foram convidados professores de ensinos públicos e particulares da Bahia bem como divulgadores científicos. Somado a isso, os vídeos que serão disponibilizados no Canal de Youtube da assessoria de imprensa do IBio, “E Aí IBio”, onde os likes serão contabilizados e utilizados para escolher as vencedoras e vencedores.

Premiação: Os estudantes receberão certificado de participação no evento e os três primeiros trabalhos das categorias iniciação científica, mestrado e doutorado ganharão um certificado de comprovação além de um item comemorativo. Os primeiros lugares de cada categoria também ganharão três livros: “Universidade e Democracia” (publicado pela editora Boitempo, em junho de 2020 com dedicatória feita pelo escritor filosofo e reitor da UFBA, João Carlos Sales); Baía de Todos os Santos – Avanços nos Estudos de Longo Prazo (organizado por Vanessa Hatje e colaboradores) e (Re)descobrindo a Gastronomia Baiana (organizado por Uerisleda Alencar Moreira e colaboradores).

O papel da extensão para a sociedade: O “Explique sua pesquisa para o seu vizinho” é um projeto de extensão de uma universidade pública e os idealizadores deste concurso acreditam na importância primordial dentro do tripé oferecido pela universidade (Pesquisa, Ensino e Extensão). “A extensão é primordial pois ela de fato leva a nossa produção para fora da Universidade chegando à sociedade, que é nossa maior financiadora. Além disso as atividades de extensão têm potencial de articular o ensino e a pesquisa junto com a sociedade. Estamos inseridos em um espaço e precisamos entender a necessidade do mesmo. Só assim poderemos responder essa sociedade”.

O concurso também pode ser crucial no despertar dos estudantes para que permaneçam em seus cursos, evitando o que alguns especialistas já alertam, a evasão. Para os organizadores, já existe uma mudança de aplicação da estrutura de ensino praticada anteriormente à pandemia, sendo assim, o que obriga escolas, colégios e universidades a iniciar um processo de reinvenção de novas formas de lidar a partir de agora, sobretudo pensando na manutenção dos estudantes, evitando com isso a evasão.

*Doutora em Cultura e Sociedade e editora-chefe da Agência de Notícia em C,T&I – Ciência e Cultura UFBA

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *