Atualizado em 13 DE maio DE 2012 ás 19:23

CNPq lança portal com novos recursos multimídia

FERNANDA ARAGÃO*
fernandamaria.aragao@gmail.com

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) lançou no final do mês de abril deste ano seu novo portal. Em vídeo institucional divulgado na rede social You Tube, o presidente da instituição, Glaucius Oliva, apresenta a novidade como uma das celebrações dos 61 anos do CNPq.  O endereço foi mantido (http://www.cnpq.br), mas o visual ficou mais moderno e ganhou recursos multimídia como vídeos sobre projetos organizados e apoiados pelo conselho, um banco de imagens e a “Rádio CNPq”, o novo canal de divulgação de ações.

Informações sobre convênios, processos de contas e licitações foram agrupadas em uma seção chamada Transparência.  Cada uma delas tem um link que direciona para uma página com questões mais detalhadas relacionadas aos assuntos. Já na seção “Acesso Rápido”, pesquisadores e estudantes podem acessar as antigas páginas das plataformas Carlos Chagas e Lattes, além do site do programa Ciência sem Fronteiras.

A novidade está no link “Mapa de Investimentos do CNPq” que traz, em detalhes, a quantidade de projetos e bolsas oferecidos pelo conselho no Brasil e no mundo. Através de um mapa mundi composto por links, o internauta pode chegar até a cidade que deseja e encontrar, inclusive, o currículo lattes do pesquisador beneficiado ou a instituição onde é desenvolvido o projeto. O CNPq, através de seu canal no You Tube, fez um tutorial de acesso ao mapa, veja aqui.

Outra inovação do portal é a aba “Popularização da Ciência” que oferece informações sobre as pesquisas dos cientistas brasileiros e os benefícios provenientes do desenvolvimento científico-tecnológico por meio de uma linguagem mais simples. Para Glaucius Oliva, essas mudanças têm o objetivo de “facilitar as relações entre o CNPq e seus parceiros no país e no exterior”.

* Fernanda Aragão é estudante de Jornalismo da FACOM-UFBA.