Atualizado em 14 DE junho DE 2013 ás 17:41

CNPq abre nova edição com tema “Água. Desafios da Sociedade”

Prêmio Jovem Cientista selecionará trabalhos que promovam melhor uso da água em soluções tecnológicas

VICTÓRIA LIBÓRIO*
victorialiboriosimoes@gmail.com

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) realiza nova edição do Prêmio Jovem Cientista com o intuito de estimular a produção de pesquisas que promovam soluções tecnológicas para o uso sustentável da água. Sob o tema “Água. Desafios da Sociedade”, a instituição premiará os 3 melhores trabalhos de cada categoria com inscrições até 30 de agosto deste ano.

São três categorias para os que desejam participar: mestre e doutor, até 40 anos; estudante de ensino superior, até 30 anos; e estudante de ensino médio, até 25 anos. O prêmio objetiva revelar talentos, impulsionar a pesquisa no país e investir em estudantes e jovens pesquisadores que procuram inovar na solução dos desafios da sociedade.

A premiação oferecerá até 30 mil reais e laptops, além das bolsas de estudo no valor de 450 mil reais para os jovens cientistas ganhadores e 35 mil para as instituições de ensino. Os selecionados também terão a oportunidade de participar da Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progreso da Ciência (SBPC), maior evento científico do país, para os primeiros colocados nas categorias Mestre e Doutor, Estudante do Ensino Superior e Estudante do Ensino Médio, com o objetivo de expor suas pesquisas. E também haverá visita a um dos laboratórios da empresa GE, com todas as despesas pagas, não só para os selecionados, como também para seus orientadores.

Na categoria “Mérito Institucional”, serão premiadas uma instituição de ensino superior e outra de ensino médio, às quais estiverem vinculados o maior número de trabalhos inscritos por seus estudantes e pesquisadores com mérito científico das categorias “Mestre e Doutor”, “Estudante do Ensino Superior” e “Estudante do Ensino Médio”.

Para as categorias “Mestre e Doutor” e “Estudante de Ensino Superior”, deverá ser abordada uma das seguintes linhas de pesquisa relacionadas ao tema do Prêmio:

-Gestão inovadora dos recursos hídricos aplicada ao uso do solo e a gestão ambiental

-Tecnologias inovadoras para despoluição de bacias hidrográficas e sua integração com as dos sistemas estuários e zonas costeiras

-Ecotecnologias no tratamento de águas residuárias, industriais e urbanas, esgotos domésticos, águas pluviais e despoluição

-Uso racional e eficiente da água: gerenciamento, aproveitamento e reúso

-Uso de tecnologias de sensoriamento remoto na avaliação dos recursos hídricos

-Uso de água e da energia e aplicação de tecnologias inovadoras que promovam sua sustentabilidade.

-Contaminantes emergentes (disruptores endócrinos, fármacos, resíduos orgânicos): detecção e remoção em sistemas de abastecimento de água

-Uso de membranas no tratamento da água

-Causas e consequências de florações de cianobactérias em mananciais de abastecimento de água

-Gerenciamento da água no meio urbano: novas tecnologias para minimizar alagamentos

-Eventos hidrológicos extremos e sistemas de Alerta

-Impactos de mudanças climáticas nos recursos hídricos

Já para a categoria “Estudante do Ensino Médio”, deverá ser abordado apenas um dos cinco subtemas relacionados ao tema “Água: Desafios da Sociedade “:

-Gestão de bacias hidrográficas

-Tratamento e reuso da água

-Água e saúde pública

-Uso da água para geração de energia

-Tecnologias para dessalinização da água

Para maiores informações, acesse o site.

* Estudante de Comunicação Social com habilitação em Jornalismo da Facom/UFBA. Estagiária da Agência de Notícias Ciência e Cultura.